Adenóide


adenoids-image.jpg

A adenóide faz parte do chamado tecido linfóide, que atua na defesa do organismo contra infecções. Esta localizada na parte mais interna do nariz, a chamada rinofaringe.

Ao contrário do que muitos pensam todo ser humano tem adenóide, contudo em alguns ela esta com o seu tamanho aumentado e gerando sintomas, tais como: roncos, respiração oral e obstrução nasal. Em geral, à medida que o individuo vai crescendo a adenóide tende a involuir de tamanho, de forma que na idade adulta a maioria tem uma adenóide de volume bem diminuto.

A hipertrofia (aumento) da adenóide pode está associada ou não ao aumento das amígdalas.

Diagnóstico da Hipertrofia da Adenóide

Pode-se visualizar a adenóide com o uso do nasofibroscopio em um exame chamado videonasofibroscopia, ou através de uma radiografia da região do cavum.

Tratamento da Hipertrofia da Adenóide

Quando a adenóide está aumentada o médico otorrinolaringologista pode optar pelo tratamento medicamentoso com uso de spray nasal a base corticóide ou pelo tratamento cirúrgico.

O médico considera a idade do paciente e o grau de obstrução da rinofaringe pela hipertrofia adenoideana para escolher entre o tratamento medicamentoso e o cirúrgico.


Postagens Destaque
Postes Recentes
Postagem por data
Busca por tags:
Nenhum tag.