Nódulos Vocais e Rouquidão


A rouquidão é o reflexo do mau funcionamento das estruturas responsáveis pela emissão da voz e outros sons. Para a voz sair com qualidade é necessário que todo um aparato de músculos, cartilagens e ligamentos localizado na laringe funcione de forma correta e em harmonia com os sistemas nervoso e respiratório.

Existem diversas causas para o aparecimento da rouquidão nos seres humanos, como exemplos temos: fendas vocais, nódulos vocais, pólipos, edemas, tumorações benignas e malignas, paralisias das pregas vocais, alterações neurológicas e laringites.

Os nódulos vocais são alterações benignas das pregas vocais, estas são extremamente delicadas e fundamentais neste complexo sistema da fonação, de forma que qualquer alteração na sua estrutura pode refletir na falha da voz. Os nódulos vocais podem ocorrer nas pessoas que abusam da voz, como professores e cantores.

O diagnóstico é feito através da visualização desses nódulos nas pregas vocais, para isso o médico otorrinolaringologista geralmente realiza um exame chamado de videolaringoscopia.

O tratamento deve ser orientado pelo médico otorrinolaringologista.


Postagens Destaque
Postes Recentes
Postagem por data
Busca por tags:
Nenhum tag.