Tonturas

A tontura é uma das principais queixas no consultório do médico otorrinolaringologista. Pode ocorrer em qualquer idade, porém sendo mais comum nos adultos e idosos. A definição de tontura é variada na literatura médica, mas de forma geral pode ser entendida como uma perda do equilíbrio.

Importante saber...

É importante saber que tontura não é sinônimo de vertigem. A vertigem é a percepção de que o “ambiente está rodando ou de que o individuo esta rodando em torno do ambiente”. Pode-se dizer que nem todo paciente com tontura apresenta vertigem, mas todo paciente com vertigem se queixa de tontura. Outra informação relevante é de que tontura não é o mesmo que labirintite! A labirintite é uma patologia rara no qual o labirinto, uma estrutura dentro do ouvido interno e fundamental no equilíbrio, encontra-se com um processo inflamatório em curso.

Causas de tonturas

O equilíbrio é baseado no bom funcionamento de 4 sistemas do corpo humano: o proprioceptivo (sensores de equilíbrio localizados nas articulações), o labirinto (localizado no ouvido), a visão e o sistema nervoso central.

Qualquer anormalidade em um desses sistemas pode evoluir com tontura.

Existem inúmeras patologias que podem ser citadas como causas da tontura, a exemplo temos:

• Distúrbios metabólicos (a exemplo dos níveis elevados da glicose e gorduras no sangue)

• Lesões no sistema nervoso central (exemplo AVC)

• Doença no labirinto (a causa mais comum é a vertigem paroxística benigna - VPPB)

• Distúrbios psiquiátricos como a depressão e ansiedade

Diagnóstico e Tratamento

Pode-se dizer que tanto o diagnóstico quanto o tratamento das tonturas é variado e individualizado, assim procurar um médico otorrinolaringologista é o primeiro passo a ser dado por quem tem queixa de tontura.

Postagens Destaque
Postes Recentes